top of page
vemdetudo Leilões.png

Leilão de obras e acervo da renomada artista ítalo-brasileira Maria Di Gesu. 
Obras de arte, instrumentos musicais raros, ferramentas de trabalho, mobiliário, objetos de decoração e uso pessoal!

26, 28 e 29/08/23 - 16h - Leilão online

Visitação das obras e peças ocorrerá nos dias 24 e 25/8 das 10 às 18h. Local: Rua Luiz Afonso, 229 (Cidade Baixa) - P. Alegre - RS

Organização
Julio Lovato - Vemdetudo
Leiloeiro oficial
José Luis Santayana

Veja abaixo imagens do acervo e história da artista.

História da Artista

Maria Di Gesu é considerada uma das últimas representantes do estilo naif no Rio Grande do Sul, escola também chamada de arte primitiva moderna por não se associar a teorias acadêmicas ou grandes formalidades técnicas. Na obra de Maria Di Gesu, essa característica é encontrada também na temática da artista, que reproduz imagens coloridas de sua infância, da simplicidade do cotidiano e da religiosidade - sempre baseada nas lembranças de sua cidade natal e na mescla de culturas brasileira e italiana.
A artista nasceu em 1928 na província de Morano Cala
bro, cidade irmã de Porto Alegre na Itália, e começou sua carreira de forma autodidata, durante a 2a. Guerra Mundial. Interessou-se primeiramente pela pintura, cerâmica e desenho. Em 1947, veio para o Brasil com sua família e continuou estudando artes plásticas. Foi aluna de mestres como Iberê Camargo, Xico Stockinger, Danúbio Gonçalves, Vasco Prado e Benito Castaneda, além de ter participado da fundação do Atelier Livre de Porto Alegre.
Já realizou exposições individuais por todo o Brasil e em países da Europa e América do Sul e também possui obras no acervo do Margs e do Museu Internacional de Arte Naif. Em 1981, Maria foi a única artista selecionada para representar o Estado no V Salão Nacional de Artes Plásticas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).
A artista também é musicista, formada pelo antigo Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde estudou instrumentos como violino, bandolim, piano, flauta e xilofone. 

O acervo do leilão contempla toda história da artista que, atualmente pela idade avançada, encontra-se sob cuidados da família. Assim, todas suas obras, instrumentos, ferramentas e objetos serão vendidos pela melhor oferta neste evento. Oportunidade única de aquisição de parte do legado desta premiadíssima artista, que no último ano findou sua produção criativa.

Sobre Maria Di Gesu

“Incansável pintora, gravadora e também violinista, virtuose que é no universo das artes que elegeu, Maria di Gesu construiu uma obra sólida, inconfundível e única.
As obras aqui disponíveis são representativas das várias fases produzidas pela artista de características tão próprias durante sua longa e profícua trajetória nas artes visuais.
Elas revelam-nos duas Marias: a pintora primitiva e a exímia gravadora.
Natural de Morano Calabro, na Itália em que iniciou a pintar desde jovem, Maria Di Gesu mudou-se ainda muito cedo para o Brasil, escolhendo a linha primitiva moderna para a produção de sua arte, o que se evidencia, sobretudo, na pintura que, em seu caso, está intimamente atrelada à linguagem de suas xilogravuras, raras preciosidades para uma técnica de ferramental e efeitos limitados, mas que nas mãos da renomada artista, apresenta um resultado magistral.
Sua pintura, uma quase marca registrada da artista, retrata em particular a memória afetiva de sua terra natal em resplandescentes cores quentes.
Artista inquieta, Maria Di Gesu nunca parou de produzir seu trabalho, fazendo dele uma quase religião de ofício vindo a ombrear-se em qualidade aos mais renomados artistas de nossa terra.
As artes brasileiras devem muito a esta artista."

Paulo Cesar Brasil do Amaral

Coordenador de Artes Visuais

Secretaria Municipal da Cultura/PMPA
Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, RJ

bottom of page